segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A afetividade na sala de aula: uma proposta transdisciplinar

A afetividade nas relações interpessoais e no processo de ensino é um instrumento favorável à aprendizagem do aluno na sala de aula.

A educação consegue alcançar objetivos a que se propõe quando realizada com prazer; sem prazer não se desenvolve educação. Quando o aluno sente prazer na sala de aula pelos conteúdos que aprende, nas relações de interação e de integração com os seus colegas, não abandona o espaço escolar; ao contrário, faz opção pela sala de aula como espaço de convivências prazerosas, lugar onde gosta de estar com amigos, colegas de classe, com seu professor e passa a gostar das disciplinas que lhe proporcionam prazer.

4 comentários:

  1. O Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares na UESB, campus de Itapetinga-BA vem desenvolvendo ações em Educação em Direitos Humanos e valores de vida buscando parceiros para discutir sobre temas relevantes como "A violência no cotidiano escolar e social.
    Desse modo, os pesquisadores do NUGEET tem buscado alternativas e estratégias para colaborar com as escolas e discutir sobre temáticas importantes na área de educação e outras áreas do conhecimento baseando-se na inter/transdisciplinaridade e interculturalidade e educação.

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  2. O Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos realizado na UESB, campus de Itapetinga - BA vem alcançando os objetivos como o de divulgar trabalhos nas diversas áreas de conhecimento e buscar alcançar os objetivos do milênio em educação. Os artigos publicados em anais do CEDEDH são exemplos dessa luta pelos direitos humanos, respeito a diversidade e diferença na escola e sociedade.

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  3. Professora e Pesquisadora da UESB, campus de Itapetinga - BA abre evento "IX Seminário de Educação: Diálogos Educativos sobre Inclusão, Diversidade e Cidadania" na UNIOESTE, Toledo, Paraná, Brasil e em I Conferência de abertura do evento fala de "Direitos Humanos e violência no cotidiano escolar e social"; na II Conferência de abertura do evento, a noite, a palestra é sobre "Direitos Humanos na Escola, Diversidade e Acesso à Cidadania". Além das conferências de abertura a pesquisadora e professora da UESB discute sobre "A violência no cotidiano escolar" em produção de Minicurso, ressaltando o "bullying" e as manifestações de preconceitos, discriminação, estereótipos, estigmas nos espaços escolares, demonstrando a importância de se desenvolver e valorizar a educação em direitos humanos e de valores de vida pela escola.
    Desse modo, o NUGEET por meio de estudos e trabalho da equipe de pesquisadores na UESB e colaboradores de outras IES, divulgam o trabalho que vem desenvolvendo com compromisso e responsabilidade social.

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  4. Freud nos ensinou que o homem não pode viver sempre sob o princípio de prazer, pois a vida coletiva (e não há vida humana que não seja coletiva) implica o princípio de realidade.

    Desse modo, temos que nos preparar sob princípio de humanização e buscar alternativas para saber, saber-fazer, saber-ser e ser para conviver na sociedade onde vivemos com nossos semelhantes.

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